DigitalSign
 

2016-01-20

Adobe Acrobat Reader adere ao Certificado Digital ICP-Brasil

Muito provavelmente você já conhece ou terá ouvido falar do Adobe Acrobat Reader, certo?

O Adobe Acrobat Reader é um programa/ leitor - reader - da Adobe, que possibilita ao usuário, a visualização, navegação e impressão de arquivos em formato PDF - "Portable Document Format".

Este arquivo é muito usual em documentos gerais, tais como, manuais de instrução, apostilas, eBooks, podendo ser lido em qualquer sistema operacional.

O certificado da Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, agora faz parte da Adobe Approved Trust List – AATL, ou Lista de Confiança Aprovada pela Adobe. Com a novidade, a cadeia da ICP-Brasil passa a ser distribuída com todo Acrobat Reader, como já acontece atualmente com os navegadores Internet Explorer.

Agora, qualquer documento assinado no formato PDF e aberto no Acrobat Reader poderá ser validado automaticamente, ou seja, o sistema verificará a consistência da assinatura e apontará se ela é válida ou não, sem a necessidade de utilização de outros aplicativos ou programas. “Para o usuário da ICP-Brasil essa atualização traz o benefício de tornar a verificação da autenticidade das assinaturas mais prática, facilitando o uso do certificado digital para todos aqueles que desejam ou precisam utilizar um documento assinado digitalmente”, afirmou Ruy Ramos, assessor técnico do ITI.

O próximo passo será a inclusão do plugin, que está sendo produzido em parceria com a Universidade de Brasília – UnB, que possibilitará a criação e verificação de assinaturas digitais em arquivos PDF, baseadas no padrão de assinatura PAdES da ICP-Brasil. Com o plugin, além da verificação da autenticidade da assinatura, também será possível confirmar se o documento segue as políticas de assinatura da ICP-Brasil, previstas do DOC-ICP-15.

Fonte: ITI